Como ter a casa dos sonhos

Morar em uma casa dos sonhos é o desejo de muitas pessoas. Para algumas delas essa casa é grande e luxuosa, para outras, rústica e com poucas peças.

A casa dos sonhos é a casa dos sonhos de cada um. É muito particular e depende do gosto de cada pessoa, por isso não tem como definir com exatidão como é esta casa.

Mas uma coisa é unânime: para ser a casa dos sonhos ela precisa ser bonita aos olhos de quem vê, confortável e funcional.

Nesse artigo vamos falar como construir a casa dos sonhos e as principais características que as pessoas procuram.


Como começar a construir a casa dos sonhos?

Como em qualquer projeto é preciso começar com o planejamento de como será a sua casa. Para que nada dê errado, pense bem como será o seu lar e procure profissionais capacitados para colocar no papel tudo o que você esteja pensando.

Não coloque no seu projeto somente suas necessidades de hoje, pense no futuro. Será que você vai precisar de mais algum quarto? Você vai querer ter cachorro? Vai querer cultivar uma hortinha? Onde irá receber seus amigos no inverno? Como se refrescar no verão? Esses tipos de perguntas devem ser respondidas quando se pensar em como será a casa dos seus sonhos.

Nunca esqueça que ela precisa ser funcional e confortável. Para ajudar nessa missão, vamos listar um passo a passo. Confira:



1 – Planejamento


Como já falamos anteriormente, esse é o primeiro passo para realização do seu sonho.

Um planejamento bem feito, terá um bom resultado. Para isso, é importante não esquecer:
– onde será construída a casa – você precisa levar em consideração o tamanho do terreno, a localização e a composição do solo. Não esqueça de consultar a legislação do município para ver se existe alguma restrição na sua obra como: taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento e altura total. Se o terreno for em um condomínio, é bem importante entender as regras e estatutos antes de começar seu projeto.
– quanto de dinheiro você poderá gastar – o projeto pode ser feito em cima do valor pré-definido para não ter surpresas futuras;
– quem fará a mão de obra – será profissionais autônomos ou uma empresa especializada? É importante que isso seja definido no início do projeto;


2 – Projeto Arquitetônico

É o projeto arquitetônico que vai definir as principais características construtivas para viabilizar sua obra de forma adequada e assertiva. Esse projeto irá associar as funcionalidades da sua casa com a estética, tornando o seu lar harmonioso e funcional. 

O projeto arquitetônico irá levar em consideração todas as particularidades do seu terreno, posição da sua casa e o tamanho ideal.

É um arquiteto que realiza essa função, dentro das seguintes fases:
– estudo preliminar – é a fase de criação do projeto, onde são levantadas todas as informações do que o cliente quer, adequando ao local que será realizada a obra;

– anteprojeto – é a etapa de estruturação do projeto, que irá ser legalizada junto ao município que será construída a casa;

– projeto executivo – também conhecido como fase final do projeto. É aqui que são feitos todos os detalhamentos da documentação utilizada para execução da obra. Além das plantas e detalhes da construção feitos no projeto básico, são definidos os materiais de construção, acabamentos e telhados. Os planejamentos estruturais, elétricos e hidráulicos são encaminhados também nessa fase;

3 – Definição de mão de obra e materiais

Depois de projetado todo o seu sonho e estruturado com a realidade de uma construção, é preciso pensar no orçamento de mão de obra e de materiais. Não esqueça que o custo total da sua obra será a soma dos valores investidos desde o projeto arquitetônico até os acabamentos.

Faça orçamentos e procure uma empresa especializada em engenharia que irá te auxiliar em todos esses processos, garantindo um melhor custo x benefício para construir sua casa dos sonhos.


4 – Contrate profissionais de confiança

Como falamos anteriormente, contar com profissionais qualificados você poderá ficar tranquilo em todas as fases do seu projeto.

Contratar uma empresa que faça esse trabalho do início ao fim, seria a melhor solução. Converse com os profissionais da Sólida Engenharia, pois eles são altamente qualificados em fazer do seu sonho uma realidade. Clique AQUI e faça seu orçamento.


5 – Utiliza materiais de qualidade e na quantidade certa

Mesmo que toda a sua obra seja feita por uma empresa especializada, é bem importante você estar por dentro dos materiais que serão utilizados. Por isso, fizemos uma lista para que você possa acompanhar. Confira:

– fundação da obra;
– alvenaria e estrutura;
– cobertura;
– hidráulica;
– reboco;
– materiais para: instalação elétrica, telefonia, rede, TV, internet;
– revestimentos;
– acabamentos – pisos, azulejos, pintura, iluminação, esquadrias;

A fase de acabamento merece um destaque maior, pois pode ser uma das partes mais caras da casa, dependendo do tipo de acabamento escolhido. Existem aqueles mais simples e outros mais sofisticados. Por isso, é importante planejar os gastos de acordo com seu orçamento para não ter surpresas no final da obra.

Nessa fase, muitos profissionais precisam ser contratados, como:
– marceneiro;
– assentador de piso;
– gesseiro;
– pintor;

Se você quiser saber quais os profissionais que trabalham em uma obra, clique AQUI.

Muitas vezes é por meio do acabamento que é possível garantir o conforto, praticidade e estilo da casa.

O que pode influenciar o ambiente interno da casa dos sonhos?

Além dos acabamentos, outros detalhes irão fazer toda a diferença na hora de ter uma casa dos sonhos. Entre eles podemos destacar:

Pintura

Definir as cores das paredes internas é muito importante para o bem-estar e para a decoração da casa. A cor pode fazer com que um ambiente pareça maior, mais alegre e mais aconchegante.

Opte sempre por tintas de qualidade e adequada para cada tipo de ambiente.


Iluminação

O papel da iluminação de uma casa vai muito além da escolha das lâmpadas, ela pode dar a sensação de relaxamento ou de concentração, além de realçar a decoração do ambiente.


Pisos e revestimentos

O principal objetivo dos pisos, azulejos e revestimentos é proteger a estrutura contra os desgastes do tempo. Mas você pode optar por aqueles que são mais fáceis de limpar e que não mancham com tanta facilidade e que, ao mesmo tempo, são bonitos e confortáveis e podem até reduzir os efeitos sonoros.


Portas e janelas

São essenciais para compor a decoração, tanto da parte interna quanto da externa. Elas podem ser fabricadas em madeiras, alumínio e até em vidro, vai depender do estilo da sua residência.

A escolha das janelas é bem importante, pois elas podem interferir na ventilação e iluminação natural da casa.


Conclusão

A casa dos seus sonhos pode virar realidade mais rápido do que você estava esperando. Por isso, consulte os profissionais da Sólida Engenharia e faça seu projeto. Tudo o que você sonhou, eles podem colocar no papel e te entregar a casa prontinha com o melhor custo x benefício que você possa imaginar.


Veja também:
Saiba tudo sobre BIM na Construção Civil

COMPARTILHE